A MISSÃO DO ESPIRITISMO

OBJETIVO
Apresentar a Doutrina Espírita como uma Escola de Verdades Espirituais que revela e simplifica as verdades ocultas devido à clareza e à racionalidade de seus postulados religiosos, científicos e filosóficos. Baseada na pureza do Cristianismo inicial e tratando-se de obra dos Espíritos Superiores é uma doutrina efetiva à mente moderna porque é despida de adornos, rituais, e “tabus” religiosos.
RESUMO DO CONTEÚDO ABORDADO
O Espiritismo é uma doutrina espiritualista que surgiu no momento adequado para o homem entender a existência das forças ocultas do mundo e compreendê-las através do próprio avanço científico e filosófico. Este conhecimento sempre existiu, mas estava habilmente velado pela simbologia tradicional dos templos e das confrarias iniciáticas, e era passado somente após iniciações secretas. Com isso, o intercâmbio com os mestres ou espíritos desencarnados só era permissível aos poucos adeptos eletivos às iniciações secretas.
O Espiritismo veio revelar o mundo oculto sem complexas alegorias e explicar tudo de maneira fácil, clara e sem segredos e superstições. Dado o seu caráter racional e evolutivo, ele rejeita dogmas, simbolismos e rituais.
O Espiritismo ensina que a alma do homem vem da origem dos tempos e forja sua consciência através de vivências materiais nos reinos mineral, vegetal e animal até adaptar-se ao corpo humano, com base na Lei do Progresso. Após cada morte do corpo físico a alma retorna ao mundo espiritual, onde continua a trabalhar e a estudar para o seu mais breve aperfeiçoamento. Em seguida, ela encarna-se novamente a fim de recapitular as lições vividas e corrigir os erros das existências pregressas, sob a disciplina retificadora da Lei de Causa e Efeito.
Divulgando o conhecimento sobre a Reencarnação e a Lei de Causa e Efeito, demonstrou a grave responsabilidade pessoal de cada espírito na colheita das consequências de seus atos em vidas passadas. Com isso, extinguiu as ideias absurdas de paraíso de “ociosos” e de inferno de “pecadores”, as quais estimulavam virtudes por meio de ameaças de sofrimentos eternos. “Céu” e “inferno” são estados de espírito decorrentes do bom ou do mau viver.
Também advertiu que o homem se “salva” por suas obras e não por sua crença e que ninguém consegue a absolvição dos seus pecados à hora extrema da morte, através de sacerdotes, pastores ou mestres que se intitulam procuradores divinos.
Salvar-se, para a doutrina Espírita, é aperfeiçoar-se espiritualmente a fim de não cair em estados de angústia e depressão após o transe da morte. É, em suma, libertar-se das imperfeições, das paixões insanas e da ignorância.
Consciente desta realidade o espírita não pode ser pessimista, triste, desesperado ou rebelde, porque aprendeu que é imortal, a dor é transitória e útil em muitos casos, a vicissitude e as catástrofes econômicas ou morais são recursos que despojam o espírito de sua bagagem animal.
A vida futura, não estando mais encoberta pela dúvida, fará o homem compreender melhor que pode, desde agora, no presente, preparar seu futuro. Ao destruir os preconceitos de seitas, de castas e de raças, ensina aos homens a grande solidariedade que deve uni-los como irmãos.
Em João, 14:15-17, Jesus promete um consolador, o Espírito de Verdade, que o mundo ainda não conhecia por não estar maduro para o compreender, que viria para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o havia sido dito.
O Espiritismo, procedendo de Espíritos sábios e bondosos através da mediunidade, preenche essas condições, visto que procura lembrar-nos o que Jesus ensinou, ensina-nos muitas coisas que o Evangelho não pôde explicar à época, bem como consola e conforta os que sofrem ao mostrar-lhes a causa e a finalidade dos sofrimentos humanos.
Concluindo, a missão maior do Espiritismo é esclarecer, consolar, instruir, iluminar e mostrar o verdadeiro sentido da vida.
Na Sociedade Espírita Ramatis seguimos os ensinamentos de Jesus, Kardec e Ramatis.
Muita Paz!
Referências bibliográficas:
A Missão do Espiritismo – Ramatis
O Evangelho segundo o Espiritismo – Allan Kardec
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
#Espírito #Kardec #Hercílio #Ramatis #Imortalidade #Espiritualidade #Missão