Sob a Égide de Jesus, Kardec e Ramatis

 
 
 
 

BIOGRAFIA DE APSA

Antônio Plínio da Silva Alvim, mais conhecido como APSA (Antônio Carlos, Barbacena, 18 de outubro de 1920 — Tijuca, 23 de dezembro de 2003), foi um médium, filantropo e um expoente do Espiritismo. [1] Criado em São João Del Rei com pais católicos, batizado e crismado na Igreja católica.

JUVENTUDE

Aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de estudar, trabalhar e ajudar a mãe viúva a criar e educar quatro irmãs menores. O seu interesse para o estudo da espiritualidade verificou-se em 1961, quando recebeu de presente de um representante comercial português, identificado como Góes, O Evangelho Segundo o Espiritismo [2] de autoria de Allan Kardec.

Segundo os mais íntimos, APSA teve a sensação de um reencontro com algo que já havia conhecido no passado, fato que o despertou de forma violenta, diante suas reflexões sobre a vida. Sua rotina era de ler até as 3 horas da madrugada com alegria e satisfação incontidas. Foi assim que veio a compreender o fato de não aceitar outras formas de religião, que não tivessem nas bases aquilo que procurava. [3]

MEDIUNIDADE

APSA iniciou no ano de 1961 e 1962 em sessão de curas, na penumbra da sala do Centro Espírita Lar de Mistrael, sob a presidência do amigo Osvaldo, o desenvolvimento da sua 3ª visão (Clarividência), ambiente presencial que o despertou para a observação de luzes brilhantes, escuras, símbolos coloridos e visões simbólicas[6] 

 

O reencontro com os ensinamentos nas obras de Ramatis [4] ocorreu em 1962, fase do intenso estudo da espiritualidade eclética e universalista.

Notabilizou-se como universalista, [nota1] expandindo os estudos do Espiritismo, também conhecido de Doutrina Espírita. Foi discípulo do Ramatis, e um dos pioneiros nas metodologias de tratamentos espirituais, entregando um tradicional compêndio de ciclos rotativos de 24 palestras didáticas, para consolidação nos atendimentos espirituais, abrangendo um extenso material biográfico e humanitário.

Em viagem a São Paulo, para participar de uma reunião de materialização de espíritos, no Centro São Geraldo, em Santana, ao sair do Centro, foi inspirado e direcionado até a livraria na Avenida Paulista, banca onde estavam expostos os livros de Ramatis, que foram vistos com simpatia e atração, adquirindo naquele ambiente alguns exemplares daquelas obras.

As obras de Ramatis convergiu com o encontro do seu modo de sentir e ver a vida – o que norteou o projeto para fundação de uma instituição que tivesse Jesus no ápice, Kardec como base, sendo inspirado pelo espírito de Ramatis – formando assim, o que hoje é a Sociedade Espírita Ramatis, uma Instituição filantrópica especializada em tratamentos espirituais dentro dos ensinamentos pregados pelos Universalistas pela convergência dos ensinamentos de Jesus, Kardec e Ramatis.

COM HERCÍLIO MAES

 

Antônio Plinio da Silva Alvim teve o incentivo do contador, advogado e médium Hercílio Maes[5] que psicografou as obras do espírito de Ramatis. APSA,  se dedicou por décadas nos estudos avançados da mediunidade, clarividência, psicometria entre outras fenomenologias oriundas da bioenergia e psiquismo humano[6] [7] Os guias espirituais identificados do APSA foram o Dr. Raphael de Bois - médico francês e Dr. Atmos - hinduDr. Atmos, o hindu, é o guia espiritual com notoriedade na direção geral dos grupos ligados à Fraternidade da Cruz e do Triângulo.

O LEGADO

Antônio Plinio da Silva Alvim, [8] em 19 de março de 1964, fundou a SER, Sociedade Espírita Ramatis, [9] que presta relevantes serviços espirituais e materiais a milhares de criaturas gratuitamente. Com sua sede na Tijuca, no Município do Rio de Janeiro

APSA, consolidou mais 3 prédios assistenciais, sendo um deles com a responsabilidade da assistência material, o outro com o norteamento da Escola de Médiuns e o Departamento de Infância e Juventude, mais um prédio com o auditório para palestras; evento e seminários; centralizado para atender milhares de atendimentos materiais e espirituais nos ambientes. [10] [11] [12]

Antônio Plinio da Silva Alvim retornou à pátria espiritual no dia 23 de dezembro de 2003[13] fornecendo o registro do seu legado como modelo matriz para diversos grupos filantrópicos no Brasil e no mundo, norteados pelo mesmo ideal - manter sólida os alicerces de ajuda humanitária, social e espiritual de forma perene, convergente com os propósitos da divulgação dos ensinamentos das grandes verdades espirituais. [14] [15]

Notas

  1. Diz-se universalista pois o seu trabalho teria sido de reunir, compilar, atender e ensinar múltiplos conhecimentos norteados pela sabedoria do Oriente e do Ocidente, sob a inspiração de Ramatis

Referências

  1. «Jornal Bimestral da Sociedade Espírita Ramatis» (PDF). Jornal Ramatis. 63. Abril de 2014 – via Sociedade Espírita Ramatis 

  2. Kardec, Allan (1864). O Evangelho Segundo o Espiritismo (PDF). Paris: Federação Espírita Brasileira - Departamento Editorial. 435 páginas. Consultado em 22 de dezembro de 2017. 

  3. Biografia de APSA, nos arquivos internos do banco de dados oficiais da SER, Tijuca - Rio de Janeiro, diretoria institucional, e nos seus periódicos bimestrais, impressos pela Folha Dirigida.

  4. Ramatis (Ramatís, Rama-tys ou Swami Sri Rama-tys) é o nome da entidade espiritual que, por Hercílio Maes, assim teria se identificado ao referido médium desde sua infância. É o autor espiritual de dezenas de obras escritas por diversos médiuns. O primeiro foi Hercílio Maes.

  5. Hercílio Maes (1913 - 1993), contador e advogado em Curitiba (PR), foi o mais conhecido médium ligado ao espírito de Ramatis. Antes de se tornar espírita, foi teosofista, maçom e rosacruz. Durante grande parte da vida realizou trabalho voluntário como médium receitista na área da Radiestesia.

  6. Leadbeater, C. W. (1955). El Hombre Visible e Invisible 1ª ed. Buenos Aires: Editorial Kier S.R.L. 142 páginas 

  7. Cristão, Racionalismo (1989). A Vida Fora da Matéria 20ª ed. [S.l.]: centro Redentor. 225 páginas 

  8. Faria, Paulo Cesar de (2016). Espiritismo para Leigos 1ª ed. [S.l.]: ELSEVIER/ALTA BOOKS. pp. Intróito. ISBN 8550800341. Consultado em 22 de dezembro de 2017. 

  9. Sociedade Espírita Ramatis, de Utilidade Pública pelo Decreto 1.628/68. JORNAL do COMÉRCIO - RJ (1981, ed 00080).

  10. Referência eletrônica, Felipe Brito Macedo , « Uma Índia na Tijuca - Concepções, imaginações da Índia a partir de um centro espírita carioca », Ponto Urbe [Online], 9 | 2011, posto online no dia 31 Dezembro 2011, consultado em 22 Dezembro de 2017. URL : http://journals.openedition.org/pontourbe/1814 ; DOI : 10.4000/pontourbe.1814, Fundação Getulio Vargas – FGV.

  11. Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (Ponto Urbe), n° 9 - Graduação em Campo, 2011. Pesquisas e abordagens - Introdução; O Espiritismo no Brasil e a SER; A construção de um Oriente; Análise bibliográfica, Análise Etnográfica; O Passe; As palestras; A desobsessão, Análise Iconográfica; A importância das cores; O jornal da SER; e Conclusões publicadas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

  12. Direitos de autor; Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (LabNAU). Artigo base da USP de setembro de 2011 : Ponto Urbe 9.

  13. «CNF Brasil». CNF Brasil - Cadastro Nacional de Falecidos. 23 de dezembro de 2003. Consultado em 22 de dezembro de 2017. 

  14. AFRAM - Associação das Fraternidades Ramatís, foi fundada em 20 de fevereiro de 1996(Estatuto Social). Após sua criação legal na década de 90 com a presença do Antônio Plínio da Silva Alvim, obteve-se a representatividade legal pela união de várias casas e grupos ligados à proposta universalista de Ramatis.

  15. Alvim, Antonio P. S. (2001). Vidência - Clarividência - Psicometria - Halioscopia, A ascensão do Kundalini. Rio de Janeiro: Ramatis.

A P      S A

Nome completo: 

Antônio Plínio da Silva Alvim

Foi Conhecido:

APSA

Nascimento:

18 de outubro de 1920, Antônio Carlos, Barbacena (Cidade das Rosas), MG

Desencarne:

23 de dezembro de 2003 (83 anos), Tijuca - RJ

Nacionalidade:

Brasileira 

Progenitores:

Mãe - Maria Eugênia da Silva Alvim. Pai - Antônio Norberto Alvim

Alma mater

Escola de ensinamento Cristão - Espiritualismo universalista, sob a influência de Hercílio Maes e Ramatis (link completo com o compêndio e referências no Wikipédia por MCF).

Ocupação:

Médium, Filantropo, Universalista, Ramatisista, Orador, Palestrante, Educador e escritor Espírita.

Influências:

Ramatis e Hercílio Maes

Influenciados

Grupos espíritas e espiritualistas ligados a metodologia de estudos, tratamentos espirituais e atendimentos sociais. 

Principais trabalhos

Construções de obras Assistenciais e de Estudos

Prêmios

CIDADÃO HONORÁRIO do Município do Rio de Janeiro. Câmara Municipal do Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2003, Dec. Leg. Nº 339. Presidente Sami Jorge Haddad Abdulmacih, autoria do Vereador Chico Aguiar.

Cargo

Presidente Fundador da Sociedade Espírita Ramatis - SER

Principais interesses

Serviços Sociais, Espiritualidade, Evangelização de Crianças e Jovens - Filantropia.

Ideias notáveis

Desenvolvimento de novas formas metodológicas de ensino filosófico, universalista com tratamento espiritual.

Religião:

Influência Universalista

 

Assinatura:

"Ao confrade Antônio Plínio da Silva Alvim devotado trabalhador da seara espiritualista e fundador da 'Sociedade Espírita Ramatis', distribuidora de incalculáveis benefícios de ordem material e espiritual para todos os necessitados." 

 Homenagem de Hercílio Maes, da obra Magnum opus — O Evangelho à Luz do Cosmo 10ª ed. [S.l.]: Ed. Conhecimento. 2012. pp. Intróito. ISBN 978-85-7618-272-6

''Aquilo que eu trago dentro de mim, com relação ao meu despertamento e esse ideal de levar a espiritual aos que estão sem rumo, aos que estão em sofrimento – isso doando, sempre doando – nunca objetivando qualquer sistema, qualquer tipo de coisa que venha reverter em paga material pelo que fazemos. E, dentro desses princípios, consegui reunir muitas centenas de criaturas que pensam da mesma maneira. Dentro de uma ordem, de uma disciplina, atender, no campo mediúnico, aqueles problemas que as pessoas trazem.

Muitos são vítimas da própria ignorância, que são portadores. Outros trazem problemas de encosto, presenças invisíveis negativas, casos de obsessão, presença de íncubos e súcubos – ex-marido, ex-esposa de outras vidas, problemas em que as terapias e remédios materiais e a ciência material não podem alcançar devido á sua natureza.

E com a ajuda dos nossos Guias Espirituais – e com a visão que tenho, consegui identificar e programar um tratamento espiritual para ajudar a debelar os problemas das criaturas em sofrimento, que buscam essa ajuda na Ramatis.''

Antônio Plínio da Silva Alvim - APSA

RARA COLETÂNEA
Anotações de APSA...

Caros irmãos:

O Espiritismo Cristão, filosófico, científico e religioso, quando passado em suas bases codificadas por Kardec, sob a moral do Evangelho de Jesus, bem entendido pelos que ainda não encontraram o caminho, origem, natureza e destino espiritual do ser humano é um verdadeiro festival interior. Respostas e mais respostas vêm sobre as causas das dores, sofrimentos, diferenças sociais, aptidão, começando a pôr em ordem na mente física e espiritual, nos sentimentos e os atos físicos começam a modificar toda a nossa natureza interior, daí as autocuras. A Sociedade Espírita Ramatis está sob a égide de Jesus, Kardec e Ramatis, espírito oriental ligado a Jesus através da Fraternidade da Cruz e do Triângulo, organização ligada às correntes da Cruz (Jesus) e do Triângulo (Oriente), onde Ramatis, ligado a Jesus e ao Espiritismo, traz profundos ensinamentos espirituais da velha sabedoria oriental, sem a mística, roupagens e outras características dos povos do Oriente. Ramatis em todas as suas obras fala do Espiritismo Cristão como a síntese da realidade espiritual, popularizando a verdade e lutando para ajudar a população espiritual e material do Ocidente. A Ramatis é especializada em tratamento espiritual. Os problemas espirituais como: obsessão, depressão, possessão, encosto, magia (várias), presença de perturbadores invisíveis, íncubos e súcubos (ex-parceiros de vidas passadas) são tratados em 36 reuniões de aprendizado e forte ajuda dos médiuns e guias do Astral, atendendo a todos os casos onde as causas são espirituais. Remédios e terapias materiais não têm acesso nem sucesso nos casos que atendemos nos tratamentos espirituais. Aconselho aos irmãos que têm problemas estranhos que não atendem à medicina convencional, procurarem centros de mesa onde os guias do astral poderão ajudar nas curas.

Paz!

Antônio Plínio - APSA

~ Fundador da Sociedade Espírita Ramatis ~

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  • COMPAREÇA | DEPARTAMENTO ESPIRITUAL:

       Segundas-feiras entre 14h. às 19:45h.

       Quintas-feiras entre 9h. às 19:45h.

  • Passes magnéticos e espirituais (livre)

       Quintas-feiras, das 08h. às 19h45.

  • Desobsessão

       Segundas-feiras, das 14h. às 19h45.

  • Antigoécia (Antimagia Negra)

       Terças-feiras das 17h. às 19h45.

  • Cura Espiritual

       Sextas-feiras, de 17h às 19h45.

www.ramatis.com.br

Sede: Rua José Higino, nº 176 - Tijuca Rio de Janeiro - RJ

CEP.: 20520-202 CNPJ 33.991.423/0001-70

 Aviso Legal | Política de PrivacidadeInspirado por MCF.'.